O diário da Inês

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Bolo de laranja inteira

Se soubessem o tempo que eu andei para fazer um bolo de laranja inteira, mas depois pensava sempre que era estranho usar a casca e nunca mais fazia. Foi a Marta, com o seu blogue Intrusa na Cozinha, e a escolha do ingrediente do mês ser a laranja que me levou a decidir finalmente experimentar este bolo. A receita, já há muito guardada é do blogue A Casinha das Bolachas. No final chego à triste conclusão do tempo que andei a perder sem provar este belo bolo. É super simples de fazer, fica muito fofo e sabe tão bem! Não tenham receio e experimentem também. 
Usei a bimby para o fazer, mas quem não tiver pode usar um liquidificador, ou não tendo um, uma varinha mágica. 

Ingredientes:
Para o bolo:
  • 4 ovos L
  • 2 chávenas de açúcar (chávena com a capacidade de 250 ml)
  • 2 chávenas de farinha
  • 2/3 de chávena de óleo
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1 laranja
  • 1 pitada de sal
Para a cobertura:
  • sumo de 1 laranja
  • 1 colher de sopa de açúcar em pó

Modo de preparação:
1. Coloque no copo da bimby os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e a laranja partida em 4 partes (tiram só os caroços e algumas fibras brancas maiores se tiver) e programar 3 min/vel 6.
2. Adicionar a farinha e o fermento e programar 20 seg/vel 3.
3. Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno, a 180º, cerca de 45 minutos.
4. Misture o sumo de laranja com o açúcar em pó e leve cerca de 1 minuto ao microondas para que o açúcar fique derretido.
5. Após desenformar o bolo faça vários furos com um palito e regue com o sumo de laranja.







58 comentários:

  1. Pois eu até comia. Mas... eu qualquer dia explico no blog a minha dieta...
    Xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ias gostar, pena que tens que seguir essa dieta. Beijinhos

      Eliminar
  2. Também ando para fazer e vai ser este fim de semana!bj

    ResponderEliminar
  3. Eu sou mais uma que anda adiar a confecção deste bolinho! Um destes dias tenho que me render! :D
    Bjs e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não vale a pena adiar, é super bom mesmo! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Ines já confecionei este bolo vários vezes e calha sempre bem. Obrigada pela partilha.
    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que calha mesmo bem Odete, até me arrependo de ter adiado tanto o fazer do bolo! :) Beijinhos e obrigada. Bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Uma fatia e um chá, já ia :))

    Bjos
    Boa Sexta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui também ia e fazíamos companhia uma à outra! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Great post! Love it!

    f4f on blog? (let me know)

    teenorchild.blogspot.hr/

    ResponderEliminar
  7. Fica espetacular! Já fiz várias vezes! beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Esse bolo parece apetitoso demais!
    Vou fazê-lo com certeza!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  9. Que delícia Inês, amo bolo de laranja e esse está com um aspecto super bom!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  10. Deve estar muito saboroso, lool Gosto muito de bolo de laranja!

    Beijo. Bom fim de semana.


    ResponderEliminar
  11. Olá! Tudo bem?
    Mas não fica amargo por causa da casca?
    Me parece bem delicioso na foto.
    Obrigada por comentar em meu blog.
    Volte sempre!

    Um abraço,
    miiistoquente ~ Thamiris Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fica nada amargo, fica com um sabor mais forte, mas muito agradável! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Nossa que parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post ( Unha Decorada ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Olá, minha querida Inês!
    Eu ainda não fiz nenhum bolo de laranja utilizando as cascas, levo a tua sugestão, o bolo está lindo e tentador!

    Beijos, bom findes ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) Eu andei a adiar, mas ainda bem que o fiz pois é muito bom! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Huuuum a cara ficou ótima :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Faço imensas vezes bolo de laranja inteira. Fica delicioso!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi mesmo a primeira vez, mas agora vou querer repetir! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Meu Deus, aqui em casa somos viciados em bolo de laranja, mas só fazemos com aquelas massa pronta! Agora com essa receita com ccerteza vou tentar fazer com a fruta. Beijoss.
    thaisammaral.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes são muito melhores e como esta receita é tão simples não há como falhar! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Que bom que que gostaste, fico tão contente! :) Eu fiquei tão fã deste bolo! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei e muito, super saboroso e tão simples de fazer. :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Esta decidido; este fim-de-semana tenho de fazer um bolo!

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem, pois um fim de semana com bolo ainda sabe melhor! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Nossa, que receita interessante! Já imagino uma boa fatia e um café fresquinho!

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderEliminar
  20. Adorei a dica, eu amo bolo de laranja é muito saboroso.
    Beijos bom final de semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Letícia, é saboroso mesmo! :) Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  21. Já sabia da receita da laranja inteira pela Filipa Gomes, mas sempre tive receio de usar a casca com medo que o bolo fique amargo, mas deve ser uma delícia, tenho que experimentar. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tinha algum receio, mas não é fundamentado pois o bolo fica mesmo! :)

      Eliminar
  22. Nem de propósito, acabei de publicar uma receita de bolo de laranja que costumo fazer.
    Mas este já entrou para a lista.
    Cá em casa amamos Bolo de Laranja :)
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então estamos em sintonia! :) Eu também gosto muito do sabor da laranja nos bolos! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  23. Não parece difícil. O que é uma bimby?


    Você pode dar uma olhadinha no meu blog? Escrevi sobre ótimos músicos cearenses : https://arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br/2018/01/um-toque-cearense.html

    ResponderEliminar
  24. Cá em casa o bolo de laranja é sempre com a laranja inteira e a minha receita é parecida com essa, só acrescento leite também. Agora deste-me vontade de comer uma fatia ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só eu é que andava para aqui com "medo" de usar a casca da laranja. E afinal fica tão bom! :)

      Eliminar
  25. Deve ter ficado uma maravilha. Eu comia agora uma fatia com um cafézinho :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  26. Olá querida Inês,
    também tive o mesmo receio durante muito tempo :)
    Ainda não fiz de laranja, mas já fiz de clementina, e ficou delicioso, por isso deduzo que o de laranja seja muito identico. E sim é verdade ficam deliciosos!
    Beijinhos e obrigado pelas receitas que trouxeste à mesa de janeiro :)
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia ainda experimento também de clementina! :) Beijinhos e obrigada querida Marta.

      Eliminar