O diário da Inês

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Couve flor gratinada no microondas

Gosto muito de couve flor gratinada e quando vi algures pela internet, já não me recordo onde, que dava para fazer na micro delícia resolvi que tinha que experimentar. Mas, como sempre, tal caiu em esquecimento até agora, altura em que me ando a esforçar para comer mais legumes. Já não me lembrando da receita que tinha visto resolvi fazer de forma bem simples adicionando apenas líquido à couve flor. Adicionei leite, pois quando se faz no forno costumo usar béchamel.

Ingredientes:
  • floretes de couve flor em quantidade suficiente para encher a micro delicia. 
  • 6 colheres de sopa de leite
  • sal e pimenta q.b.
  • queijo ralado

Modo de preparação:
Colocar os floretes da couve flor na micro delicia, temperar com sal e pimenta e adicionar o leite.
Levar ao microondas, potência máxima, durante 12 minutos, ou até que tenha a consistência desejada. Juntar o queijo ralado e levar ao microondas mais 2 minutos. 



sexta-feira, 18 de maio de 2018

Parece que ele também cozinha - Delícia de chocolate

Esta sobremesa é sempre um sucesso. É uma sobremesa que já levámos algumas vezes para jantares em casa de amigos e é sempre adorada por todos! Como eu digo é uma mousse de chocolate cozinhada, por isso não é de duvidar que seja óptimo. Esta é feita na bimby para simplificar a vida, mas também há receitas para serem feitas pelo método manual.
Por norma costuma ficar mais líquido no meio, mas foi a primeira vez que foi cozinhada neste forno e por isso não saiu igual às outras vezes. O tempo de cozedura têm que ajustar conforme queiram mais líquida ou mais cozinhada no meio!

Ingredientes:
  • 200 g de açúcar
  • 6 ovos
  • 150 g de manteiga
  • 250 g de chocolate para culinária partido em pedaços
  • 50 g de farinha

Modo de preparação:
1. Insira a borboleta. Coloque no copo as claras e bata 6 min/vel 3 e nos 20 seg finais, adicione pelo bocal da tampa 3 colheres de sopa do açúcar reservado. Retire para uma taça e reserve.
2. Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma de aro removível com manteiga e reserve.
3. Retire a borboleta. Coloque no copo o restante açúcar reservado, as gemas e a manteiga e programe 5 min/70°C/vel 4.
4. Adicione o chocolate, espere que funda e misture 20 seg/vel 5.
5. Adicione a farinha e misture 10 seg/vel 5, ajudando com a espátula.
6. Insira a borboleta, adicione as claras reservadas e envolva uns segundos na vel 2.5 . Deite numa forma de abrir previamente untada e leve ao forno cerca de 10 minutos.






Exemplo de uma vez em que deixámos com o interior muito líquido. Neste caso para a fatia de bolo não se sentir sozinha resolvemos acompanhar com gelado de morango!


quinta-feira, 17 de maio de 2018

Sé do Porto

A Sé do Porto e o seu claustro são sem dúvida um monumento incontornável da cidade, se o claustro talvez nem todos visitem, a Sé duvido que haja turista que passe pela cidade sem por lá passar.
Começou a ser construído no século XII e a sua construção apenas terminou no século XIII. O inicio da sua construção foi românica. A capela funerária de João Gordo e o claustro são de construção ao estilo gótico. Já em 1700 foram acrescentados apontamento barrocos à sua construção. Ou seja, são 3 os estilos dominantes neste monumento.
Agora para vos abrir o apetite só me resta deixar algumas fotos da Sé e dos seus claustros. 

Morada: Terreiro da Sé, 4050-573 Porto




























quarta-feira, 16 de maio de 2018

Batatas rústicas com limão

Na tentativa de variar os acompanhamentos das minhas refeições, fiquei logo seduzida por estas batatas que vi no blogue Homemade Flavors. Mas como não tinha os ingredientes usados pela Jéssica acabei por adaptar a receita e também o nome. Fiz estas batatas para acompanhar um lombo de porco com cerveja, receita aqui. Fiz também uma couve flor salteada. Ficou uma refeição bem completa e saborosa. 

Ingredientes:
  • 3 batatas grandes com casca (usei das de casca branca que já vêm com uma pré-lavagem)
  • raspa de meio limão (se for um limão grande) ou do limão inteiro se for pequeno
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta q.b.
  • tomilho q.b.

Modo de preparação:
Numa taça misture o tomilho, pimenta, alhos esmagados, raspa de limão e azeite. 
Lave bem as batatas e corte-as no sentido do comprimento, formando gomos na espessura que desejar.  Leve as batatas a cozer em água com sal, durante 5 minutos após levantar fervura. Passe as batatas para um escorredor e deixe-as a escorrer durante alguns minutos, assim elas ficam mais crocantes por fora. 
Misture bem os temperos nas batatas e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno, untado com azeite ou forrado com papel vegetal. As batatas não devem ficar sobrepostas. Quando começarem a ficar douradas vire-as e deixe cozinhar do outro lado.